top of page
Iniciativas de impacto, quando fortalecidas, ganham potência.
O Instituto Podes Crer acredita nisso.
Com 20 anos de experiência na comunidade da Maré/RJ, o IPC surgiu para somar para impactar, apoiando iniciativas sociais que geram tranformações em territórios difíceis.
Empreendedores sociais enfrentam desafios complexos, que exigem competências distintas, com equipe e orçamentos geralmente insuficientes para a ação que realizam.
O Instituto Podes Crer surge a partir da identificação desta lacuna estrutural que acompanha os líderes comunitários: como um parceiro para auxiliar na superação de obstáculos recorrentes e gargalos estruturais dos agentes do 3º setor, e no desenvolvimento de estratégias voltadas para a sustentabilidade do impacto social destas iniciativas no longo prazo.
Negócio
Fortalecer processos de gestão e transparência, visando contribuir para estabilidade financeira de projetos de impacto em territórios difíceis.
Missão
Alavancar projetos e pessoas, superando os obstáculos locais e gargalos estruturais.
Vocação
Trazer conhecimento e oportunidades para territórios difíceis, conectando pessoas e projetos sociais.
Conheça os ODS impactados
Através das atividades institucionais com suas organizações apoiadas, o IPC contribui para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Brasil, em alinhamento com as seguintes metas definidas em 2015 pela ONU:
Equipe IPC
Conselho Consultivo
Grupo que se reúne uma vez ao mês, composto pela equipe IPC, lado a lado com consultores independentes. São eles:
Parceiros de execução
Gabi Rocha - Designer / Identidade
Sedimenta - Contabilidade
Pedro Genescá - Suporte Jurídico
Bliks - Sistema de controle financeiro
Agência Kio - Comunicação sistema IPC
Doare – Plataforma de Doação
Conheça a
história do IPC
O Instituto Podes Crer é fruto de 20 anos da atuação social de Cristian Nacht, seu fundador, lado a lado com empreendedores de impacto do Complexo da Maré.
A Vila Olímpica Seu Amaro/VOSA, anteriormente conhecida como Vila Olímpica da Maré, é o ponto de partida desta história. Inaugurada em 2000, sob a liderança de Seu Amaro Domingues, este equipamento esportivo da Prefeitura no Complexo da Maré encantou Cristian Nacht, que trabalhou ao lado de Seu Amaro por 20 anos. Ao longo desse período, Cristian aprendeu sobre o trabalho em comunidades e manteve seu compromisso com a Vila Olímpica até os dias de hoje. Durante sua convivência com a VOSA, ele conheceu o Projeto Jacqueline Terto, uma iniciativa esportiva voltada para pessoas com deficiência na Maré, com a qual mantém uma parceria sólida desde então.
Em 2005, através da VOSA, Cristian conheceu Sandra Garcia e se encantou com seu trabalho nas escolas públicas próximas ao equipamento esportivo. Sandra, com mais de 20 anos de atuação na educação no Complexo da Maré, é fundadora do Instituto Sabendo Mais. Juntos, iniciaram projetos de fortalecimento da alfabetização nas escolas municipais da comunidade, como o projeto AlfabetizArte, que ainda existe. Atualmente, o Sabendo Mais atua com projetos voltados para alunos com altas habilidades e oferece diversas ações multidisciplinares para crianças e jovens da Maré e adjacências.
Nos anos de 2023 e 2024, o Instituto Podes Crer expandiu sua rede de parceiros, incluindo o Instituto Cria da Maré, que oferece aulas de reforço escolar e dança na Vila do João, e o PECEP, um pré-vestibular para jovens da Rocinha com aulas de segunda a sábado, baseado na metodologia social do voluntariado. Essas novas parcerias ampliam o alcance e o impacto das iniciativas do Instituto Podes Crer nas comunidades atendidas.
Documentos institucionais
bottom of page